.

Comer não significa só alimentar-se, mas cumprir um ato ancestral e solene. ( Sandór Márai )

Alumínio Milagroso e sua churrasqueira

Comidinhas da PIACABA

Eu estava devendo uma postagem dos nossos churrascos aqui na Piacaba! Eram muito mais comuns do que hoje em dia! Churrasco, para ter graça, precisa ter mais gente!

Tenho uma churrasqueira MARAVILHOSA, totalmente portatil, feita de "ALUMÍNIO MILAGROSO". Uma liga de ferro e alumínio, que lhe empresta as vantagens do ferro, e do alumínio, sem as desvantagens, deles,  individualmente! Comprei duas há 20 anos atrás!(  Metalúrgica Araruna Ltda
r Maria Bellini Fachini, 655, , Jd P Tancredo Neves - Araras, SP - CEP 13607-086
Fone: (19) 3541-3347 Fone Adicional : (19) 3541-3346 - www.aluminiomilagroso.com.br). Uma fica na Fazenda, outra na praia! Estão perfeitas.Tem aquecimento rápido e duradouro. Funciona com pouco carvão vegetal.  Econômica e prática! Consta de três peças: um panelão furado nas laterais, uma grelha e uma chapa, todos de fácil manejo, com cabos de madeira! Ideal para terraços, decks, pequenos espaços, e até para quatro pessoas. Claro, onde comem quatro, comem oito, dezesseis....
 Fogo no carvão, e vamos deixa-lo ficar bem vermelho e quente.
 Os ingredientes dos churrascos da Piacaba são: picanha, ou alcatra, inteiras e fatiadas ao longo da refeição. Nesta caso, como era só eu para o almoço, fiz um bife de filé mingon. Acompanhou alho, cebola e batatas, cozidas, dentro do papel alumínio, diretamente sobre o carvão.
 A cerveja não pode faltar num churrasco que se preze! Como o tempo de cozimento da cebola, alho e batata se diferem, coloque a batata e o alho primeiro.
 Em menos de 30 minutos temos lingüiça para iniciar o churrasco, com pão francês!
 Sirva de entrada a cebola, e os dentes de alho cozidos!
Na carne nenhum tempero, a não ser sal. No caso da picanha ou do alcatra, deixar descansar duas a três horas com bastante sal FINO! Sal grosso é frescura de gaúcho!
Mas usei neste bife, para não salgar muito. A única coisa que se joga na carne, além de seu próprio sangue é cerveja! Nada de furar ou ficar espetando! O segredo da boa carne é não mexer com ela! Fico pasmo de ver carnes sendo batidas com martelos, ou perfuradas nos amaciadores de supermercado, Verdadeiro crime! Na carne não se toca!
 Os pãezinhos com lingüiça são servidos enquanto a carne acaba de chegar!
A batata, cebola e alho podem ser comidos junto com a carne e uma boa salada!Um molho para a salada pode regar a carne também! Neste caso foi feito com: azeitonas pretas, cebola, tomate, sal, vinagre, azeite, salsinha, cebolinha verde e ortelã tudo picadinho!
 No caso presente não fizemos farofa e arroz, que normalmente acompanha os churrascos da Piacaba! O dia estava sem vento, e encoberto, próprio para almoçar no deck!
De sobre mesa comi  gelatina de limão, com pedaços de damasco. Uma delícia!
Nota final: essa panela/churrasqueira, tem frisos para conter a gordura, e pode na chapa ou na grelha, receber peixe, frango ou carnes vermelhas, além das linguiças!

Nenhum comentário: